O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Açafrão (Crocus sativus L.) –  Aperitivo e emenagogo

As bonitas flores do açafrão quebram com a sua cor alegre a monotonia da paisagem outonal. Os Egípcios, os Israelitas e os Gregos apreciavam-no muito pelas suas propriedades medicinais. Na Idade Moderna exageraram-se-lhe as virtudes, ao ponto de Hetodt, médico alemão do século XVII, o ter recomendado para todos os males, desde a dor de dentes até à peste.

Nos nossos dias usa-se mais como condimento do que como remédio. É a especiaria mais cara de todas as que se conhecem.

Propriedades e Indicações:

O açafrão contém um princípio amargo (picrocina), um corante (crocina) e um óleo essencial. Tem propriedades digestivas, aperitivas e carminativas.

Além disso, é emenagogo e pode aliviar as dores menstruais (1).

Externamente, usa-se a sua infusão concentrada (2) para esfregar as gengivas dos bebés e aliviar assim os incómodos da dentição.

Precauções

Em doses relativamente altas, o açafrão é um potente tóxico. É abortivo, e produz graves transtornos nervosos e renais. A intoxicação pode produzir-se com uma dose de 20 g.

Preparação e emprego

Uso interno

1- Infusão com alguns filamentos de açafrão por chávena de água. Adoça-se com mel, melaço (mel de cana) ou açúcar escuro.

Uso externo

2- Infusão concentrada: Prepara- se com uma quantidade de açafrão suficiente para que a água adquira uma cor castanha escura.

Outros nomes: erva-ruiva, açaflor. Brasil: açafrão-oriental, flor- da- aurora, flor-de-hércules. Esp.: azafrán, azafrán -verdadero,azafrán común, croco. Fr.: safran. Ing.: saffron.

Habitat: Cultiva-se nos países mediterrâneos. A Espanha é um dos principais produtores do mundo. Em Portugal a planta está bem aclimatada. Também se cultiva nalguns países americanos.

Descrição: Planta bulbosa da família das Iridáceas, de 10-15 cm de altura, que dá umas lindas flores de cor lilás. No centro de cada flor há 3 estigmas de cor alaranjada, de que se obtém o açafrão propriamente dito.

Partes utilizadas: os estigmas da flor.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço