O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Cúrcuma (Curcuma longa L.) – Picante e eupéptica

Que picante que está a comida! – exclamam todos os que viajam pela primeira vez a um país tropical, seja da América seja da Ásia.

Ainda que possa parecer estranho, as especiarias e molhos picantes desempenham uma importante função na dieta dos habitantes dos trópicos. Sem elas seria difícil a conservação e a digestão dos alimentos nos climas muito quentes. O bom uso das especiarias é mais uma manifestação de sabedoria popular.

A cúrcuma é um dos ingredientes mais importantes do curry, molho picante que contém, além disso, pimenta, coentro, gengibre, cravinho, cardamomo, cominho e noz moscada.

Uma mistura explosiva para os delicados estômagos não habituados!


Propriedades e Indicações:

O rizoma da cúrcuma contém um óleo essencial, pigmentos, um princípio amargo, ácidos orgânicos, resina e amido.

É um tónico estomacal semelhante ao gengibre. Estimula a secreção dos sucos gástricos, e com isso facilita a digestão dos inapetentes ou dispépticos. Usa-se no caso de gastrite crónica e hipocloridria (falta de ácido clorídrico no estômago).

Também tem propriedades colagogas(1,2) (facilita o esvaziamento da vesícula biliar) e carminativas (evita os gases intestinais) (1,2).

Nalguns países da América Central, usa-se para reduzir o nível do colesterol.

Preparação e emprego

Uso interno

1-lnfusão com 15-20 g de rizoma por litro de água. Ingere-se uma chávena durante a refeição.

2-Pó: Administra-se um grama diário, repartido em três vezes.

Cúrcumas asiáticas

No Sudeste Asiático existem várias plantas do género Curcuma (Curcuma purpurascens Blume., Curcuma xantorrhizaRoxb., Curcuma pierreana Gagner.), algumas das quais se cultivam pelo arrurruz (farinha alimentar) que se obtém das suas raízes. A purpurascens é apreciada pelas suas propriedades medicinais que, em princípio, se pode considerar que são as mesmas da cúrcuma da América.

Curcuma xantorrhiza é conhecida em inglês pelo nome de “amboima”, e a espécie afim Curcuma pierreana, pelo de falso arrurruz.

Outros nomes : curcuma, açafrão-da-índia. Esp.: cúrcuma, jengibrillo, gengibre cimarrón, azafrán de la lndia, turmérico. Fr.: curry, safran des Indes. lng.: turmeric, curry.

Habitat: Originária da ilha de Java, embora espalhada por outros países tropicais da Asia, da América Central e das Antilhas.

Descrição: Planta vivaz da família das Zingiberáceas, que pode atingir um metro de altura. Apresenta de 5 a 10 folhas grandes, com o pecíolo muito comprido. As flores são brancas ou amareladas. O rizoma é volumoso, de até 10 cm de diâmetro.

Partes utilizadas: O rizoma (caules subterrâneos).

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço