O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

 

 

O Efeito Da Sombra..

 

A Sombra é obscura, é secreta. A sombra  é aquilo que nao queremos que os outros saibam, as coisas que ocultamos, coisas sobre as quais mentimos , não somente aos outros como a nós mesmos. É esse lado obscuro, intrínseco dentro de nós que cada um de nós tenta esconder, Porque nos foi ensinado em pequeninos, que esses não são aspectos aceitáveis para quem somos. Para ter um aspecto da alma precisamos conhecer o outro aspecto da alma para que exista  um equilibrio. A sombra  mostra-se de muitas maneiras... no beber em excesso... assinando cheques sem cobertura... comendo demasiado... mentindo na declaração do imposto fiscal... exagerando nos gastos superfulos... traindo a confiança familiar... também quando gritamos com os nossos filhos ou abusamos verbalmente  dos nossos parceiros após  termos sido boa pessoa o dia todo... quando navegamos na internet em sites impróprios enquanto a esposa prepara o jantar... quando enganamos o marido enquanto ele trabalha  arduamente para prover a familia com todo o conforto... quando roubamos as ideias dos nossos colegas  afirmando  ser nossas...! A sombra é feita de pensamentos, emoções e impulsos que achamos  dolorosos demais, constrangedores ou desagradáveis para aceitar; portanto em vez de lidar com eles, nós os reprimimos . Agora mesmo centenas de milhões de pessoas estão vivendo a negação de suas sombras individuais, e todos nós somos  afetados pela sombra coletiva em mais maneiras de que podemos imaginar.

A sombra coletiva  se manifesta  como o mal, a guerra...o terrorismo... na injustiça social..nas desigualdades do status económico, e nós negamos  totalmente esse fato.

O nascimento  de nossa sombra ocorre quando ainda eramos muito pequenos, antes da nossa mente lógica  se ter desenvolvido o suficiente para  filtrar as mensagens que recebemos  dos nossos pais , professores e do mundo em geral. Mesmo com os melhores pais, sentimos vergonha inevitável de mostrar  certas qualidades e recebiamos a mensagem de que havia algo em nós que não era bom. Estas mensagens entram em nosso consciente como um vírus informático, alterando a percepção de nós mesmos e ferindo o nosso saudável senso de Ego.Quando suprimimos  qualquer uma destas qualidades, vivemos na negação do que somos, e claro há uma diferença básica que depende do nosso entorno. Se  crescemos numa familia de trabalhadores metalurgicos, e anunciamos que queremos ser pianista ou ser um artista, esta qualidade artistica vai ser recebida de forma negativa e poderemos até ser forçados a reprimi-la ; por outro lado se crescemos numa familia de artistas ou intelectuais  e anunciamos que desejamos trabalhar na construção civil ,ou ser um atleta, isso também será visto como algo negativo. Nós tentamos com todo o nosso poder fingir que não somos aquilo que detestamos e  provar isto é umatarefa muito importante para o Ego ferido. Uma tarefa que o Ego crê que é vital para a sua existência.

O Ego ferido oculta tudo aquilo que acreditamos que seja inaceitável sobre nós mesmos e para cumprir esta tarefa,  o Ego constroi uma máscara para provar aos outros que não temos tantos defeitos... que não somos inferiores...sem valor ou maus como podemos temer que somos. Nenhum de nós gosta de admitir que temos falhas, medos e inseguranças, e para ocultar estas falhas criamos as máscaras  ainda muito pequenos e deste modo nos embrulhamos a nós mesmos num novo papel que criamos e que acreditamos que nos trará o Amor...

... a Atenção e a Aceitação que tanto desejamos. Criamos máscaras para poder ter nosso espaço. Todos nós temos uma vida pública e uma vida secreta, trabalhamos duro para nos sentirmos bem conosco e um momento depois fazemos algo para boicotar esses bons sentimentos. Usamos máscaras acreditando que nos vão levar onde queremos chegar e essas máscaras  têm imensas caras. ( máscara do agressor...o valente...o encantador...o bom...o intelectual...o cómico...o vencedor...o sedutor...o duro...o amável...a vítima....) ! Nossa máscara se torna nossa “ prisão”. Precisamos dela para não mostrar ao mundo que nosso Ego está sofrendo. As partes de nós que foram julgadas como más ou erradas pelos outros, e agora por nós mesmos, estão literalmente  gritando para se libertarem, serem aceites e amadas como partes valiosas do que realmente  somos! Quando negamos  a nós mesmos uma saída  segura para expressar  nosso lado sombrio, a sombra se avoluma e se converte numa poderosa força que é capaz de destruir a nossa vida e a  vida dos outros. Quando compreendemos plenamente a alma humana, descobrimos que é um lugar de ambiguidade, de contradição, de paradoxos. Todas as experiências são o resultado do contraste entre a Luz e a sombra...prazer e dor...acima e abaixo...passado e futuro. Para que exista uma manifestação necessitamos de energias opostas. A alma humana é ao mesmo tempo Divina e diabólica...sagrada e profana...pecadora e santa. Uma vez que entenda isso descobrirá  primeiro que ter uma sombra é normal. Se tivermos somente verdade, bondade e harmonia de um lado e uma completa ausência no outro lado, não haveria  impulso criativo. Digamos que se apenas existisse o impulso criativo do Universo, o Universo se queimaria a si mesmo até o calor mortal do zero absoluto, se por outro lado apenas existisse o impulso da inércia da destruição ou da entropia, então o Universo colapsaria num grande buraco negro.

E você...qual máscara usa ?????

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Baseado no vídeo : “Encontre  o poder escondido em sua verdade”

Composto e Editado por:” Betty Silva Abreu “

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

Comentário de Maria Elisabete Raposo Milheiro em 22 maio 2012 às 22:33

Olá queridas, eu tenho tantas máscaras que quando olho ao espelho e digo "eu amo-te", nem esse está conseguindo furar tanta máscara...Adorei esse artigo, identifiquei-me muito, mesmo muito, e é como que se me sentisse muito mais aliviada...Existe cada vez mais uma consciência cada vez maior do que vai dentro de nós. Graças ao trabalho interior de muitos, podemos agora ter este espaço de partilha e libertação. Obrigado a todos! Obrigado!

Comentário de Mafalda Cristina Silva Carvalho em 22 maio 2012 às 17:57

Amiga Betty ao ler o artigo lembrei da máscara que eu uso diariamente que é a de forte e corajosa, onde afinal sou como tantas outras mulheres, às vezes fraca com coragem de leão...

Obrigada, beijinhos. 

Comentário de Betty Silva Abreu em 22 maio 2012 às 15:03

Obrigado Carla.Várias vezes me aconteceu olhar dentro dos olhos e ver um outro olhar escondido naquela máscara que por vezes mostra timidez ,e outras vezes grande aflição de se libertar e na verdade é uma sensação muito angustiante e assustadora.fico com a certeza que existe muito para deitar cá para fora e só através destas partilhas conseguimos libertar o que está enraizado nas nossas entranhas.obrigado Carla.jinhos

 

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço