O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A Ciência para Ficar Rico"

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Açafrão (Crocus sativus L.) –  Aperitivo e emenagogo

As bonitas flores do açafrão quebram com a sua cor alegre a monotonia da paisagem outonal. Os Egípcios, os Israelitas e os Gregos apreciavam-no muito pelas suas propriedades medicinais. Na Idade Moderna exageraram-se-lhe as virtudes, ao ponto de Hetodt, médico alemão do século XVII, o ter recomendado para todos os males, desde a dor de dentes até à peste.

Nos nossos dias usa-se mais como condimento do que como remédio. É a especiaria mais cara de todas as que se conhecem.

Propriedades e Indicações:

O açafrão contém um princípio amargo (picrocina), um corante (crocina) e um óleo essencial. Tem propriedades digestivas, aperitivas e carminativas.

Além disso, é emenagogo e pode aliviar as dores menstruais (1).

Externamente, usa-se a sua infusão concentrada (2) para esfregar as gengivas dos bebés e aliviar assim os incómodos da dentição.

Precauções

Em doses relativamente altas, o açafrão é um potente tóxico. É abortivo, e produz graves transtornos nervosos e renais. A intoxicação pode produzir-se com uma dose de 20 g.

Preparação e emprego

Uso interno

1- Infusão com alguns filamentos de açafrão por chávena de água. Adoça-se com mel, melaço (mel de cana) ou açúcar escuro.

Uso externo

2- Infusão concentrada: Prepara- se com uma quantidade de açafrão suficiente para que a água adquira uma cor castanha escura.

Outros nomes: erva-ruiva, açaflor. Brasil: açafrão-oriental, flor- da- aurora, flor-de-hércules. Esp.: azafrán, azafrán -verdadero,azafrán común, croco. Fr.: safran. Ing.: saffron.

Habitat: Cultiva-se nos países mediterrâneos. A Espanha é um dos principais produtores do mundo. Em Portugal a planta está bem aclimatada. Também se cultiva nalguns países americanos.

Descrição: Planta bulbosa da família das Iridáceas, de 10-15 cm de altura, que dá umas lindas flores de cor lilás. No centro de cada flor há 3 estigmas de cor alaranjada, de que se obtém o açafrão propriamente dito.

Partes utilizadas: os estigmas da flor.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 10

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

google.com, pub-8801366889305004, DIRECT, f08c47fec0942fa0