O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

 

Acácia-bastarda (Robinia pseudoacacia L.)  – Útil contra a acidez do estômago

A acácia-bastarda foi introduzida na Europa no ano de 1601 por Jean Robin, jardineiro do rei de França. Daí o seu nome científico e também um dos nomes vulgares por que é conhecida.

Embora se use como planta ornamental, possui interessantes propriedades medicinais. As abelhas elaboram com o néctar das suas flores um mel muito apreciado.

Propriedades e Indicações: As flores e as folhas contêm flavonóides, glicósidos (robinina), tanino e um óleo essencial. São antiespasmódicas (aliviam os espasmos das vísceras ocas), colagogas (facilitam o esvaziamento da bílis) e emolientes (suavizam a pele e as mucosas). Utilizam-se como estomacais em caso de dispepsia (digestão pesada) e transtornos da vesícula biliar. Pela sua acção emoliente, protegem as mucosas do esófago e do estômago do excesso de ácido. Recomendam- se nos casos de pirose (acidez), esofagite e úlcera gastroduodenal (1).

Em gargarejos aliviam as irritações da garganta (2).

Precauções:

As sementes, a casca e as raízes, apesar do seu sabor doce, são tóxicas e provocam vómitos.

Preparação e emprego

Uso interno

1-Infusão com 15 a 30 g de flores por litro de água, de que se recomenda tomar uma chávena depois de cada refeição.

Uso externo

2-Gargarejos com a mesma infusão que se usa internamente.

Árvore-da-goma-arábica

Sangrando os ramos de outras espécies de acácia, pertencentes à família das Mimosáceas, especialmente a Acacia nilotica (L.) Del. (= Acacia arabica [Lasm.] Willd. = Mimosa nilotica L.), obtém-se a goma-arábica, que é um grande emoliente, útil também contra a inflamação das mucosas digestivas, e que faz parte da composição de numerosos xaropes e preparados farmacêuticos.

A árvore-da-goma-arábica, também conhecida como goma-arábica*, cultiva-se na Africa e na Ásia tropicais, e também na América, especialmente no Brasil e na Argentina, onde as suas folhas e vagens se usam por vezes para alimentar o gado, e a fibra para cordoaria.

* Esp.: acacia gumífera.

Outros nomes: falsa-acácia, acácia-de-flores-brancas, robínia. Esp.: acacia falsa, acacia blanca, acacia espinosa, robinia. Fr.: robinier, faux acacia, acacia blanc. lng.: [false] acacia.

Habitat: Originária da América do Norte. Tem sido cultivada como planta ornamental em todas as zonas temperadas do planeta.

Descrição: Árvore da família das Leguminosas, de 4 a 20 m de altura, com ramos providos de longos espinhos aguçados. As flores são brancas, em cachos pendentes, muito aromáticas e de sabor açucarado.

Partes utilizadas: as flores e as folhas.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 4

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço