O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A Ciência para Ficar Rico"

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

 

Acácia-bastarda (Robinia pseudoacacia L.)  – Útil contra a acidez do estômago

A acácia-bastarda foi introduzida na Europa no ano de 1601 por Jean Robin, jardineiro do rei de França. Daí o seu nome científico e também um dos nomes vulgares por que é conhecida.

Embora se use como planta ornamental, possui interessantes propriedades medicinais. As abelhas elaboram com o néctar das suas flores um mel muito apreciado.

Propriedades e Indicações: As flores e as folhas contêm flavonóides, glicósidos (robinina), tanino e um óleo essencial. São antiespasmódicas (aliviam os espasmos das vísceras ocas), colagogas (facilitam o esvaziamento da bílis) e emolientes (suavizam a pele e as mucosas). Utilizam-se como estomacais em caso de dispepsia (digestão pesada) e transtornos da vesícula biliar. Pela sua acção emoliente, protegem as mucosas do esófago e do estômago do excesso de ácido. Recomendam- se nos casos de pirose (acidez), esofagite e úlcera gastroduodenal (1).

Em gargarejos aliviam as irritações da garganta (2).

Precauções:

As sementes, a casca e as raízes, apesar do seu sabor doce, são tóxicas e provocam vómitos.

Preparação e emprego

Uso interno

1-Infusão com 15 a 30 g de flores por litro de água, de que se recomenda tomar uma chávena depois de cada refeição.

Uso externo

2-Gargarejos com a mesma infusão que se usa internamente.

Árvore-da-goma-arábica

Sangrando os ramos de outras espécies de acácia, pertencentes à família das Mimosáceas, especialmente a Acacia nilotica (L.) Del. (= Acacia arabica [Lasm.] Willd. = Mimosa nilotica L.), obtém-se a goma-arábica, que é um grande emoliente, útil também contra a inflamação das mucosas digestivas, e que faz parte da composição de numerosos xaropes e preparados farmacêuticos.

A árvore-da-goma-arábica, também conhecida como goma-arábica*, cultiva-se na Africa e na Ásia tropicais, e também na América, especialmente no Brasil e na Argentina, onde as suas folhas e vagens se usam por vezes para alimentar o gado, e a fibra para cordoaria.

* Esp.: acacia gumífera.

Outros nomes: falsa-acácia, acácia-de-flores-brancas, robínia. Esp.: acacia falsa, acacia blanca, acacia espinosa, robinia. Fr.: robinier, faux acacia, acacia blanc. lng.: [false] acacia.

Habitat: Originária da América do Norte. Tem sido cultivada como planta ornamental em todas as zonas temperadas do planeta.

Descrição: Árvore da família das Leguminosas, de 4 a 20 m de altura, com ramos providos de longos espinhos aguçados. As flores são brancas, em cachos pendentes, muito aromáticas e de sabor açucarado.

Partes utilizadas: as flores e as folhas.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 5

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço