O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Membros

"A Ciência para Ficar Rico"

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Açafroa(Carthamus tinctorius L.) – Sudorífico e purgante

A açafroa, ou cártamo, é uma planta tintória, usada desde há muitos séculos para conseguir um atraente corante vermelho, com que as damas embelezam o rosto quando a moda o exige rosado.

Também se usou para dar um pouco de alegria e cor à sopa dos pobres, como substituto do açafrão.

Propriedades e Indicações:

As flores contêm diversos pigmentos de tipo glicosídico, entre os quais a cartamina é o mais importante. São sudoríficas e diuréticas. Usam-se nos casos de febre, gripe ou constipação (1).

Os frutos são muito ricos em óleo, composto dos ácidos linoleico, oleico e, em menor quantidade, palmítico e esteárico. Tanto os frutos com o seu óleo têm um forte efeito purgativo. Além disso, por serem ricos em ácidos gordos insaturados, fazem descer o nível do colesterol no sangue (2).

Devido ao seu forte sabor, o óleo de cártamo é pouco utilizado. Hoje, em dietética, existem outros óleos vegetais ricos em ácidos gordos insaturados: de gérmen de milho, de gérmen de trigo, de soja, de grainha de uva.

Preparação e emprego

Uso interno

1-lnfusão de 60 g de flores por litro de água. Tomam-se 1 ou 2 chávenas por dia.

2-Óleo: Uma colherada, em jejum, tem efeito purgativo.

Outros nomes : açafrão-bastardo, saflor, açafrol, cártamo. Esp.: cártamo, alazor, azafranillo, azafrán falso. Fr.:carthame [des teinturiers], safran faux. Ing.: safflower, false saffron.

Habitat: Planta originária da região mediterrânea, embora se tenha cultivado em toda a Europa e na América. Hoje é uma planta silvestre nas regiões onde se cultivava.

Descrição: Planta anual da família das Compostas, de um metro de altura, com folhas espinhosas e flores de uma cor entre o amarelo e o vermelho.

Partes utilizadas: As flores e os frutos.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 4

Comentar

Você precisa ser um membro de Ativista da Nova Era para adicionar comentários!

Entrar em Ativista da Nova Era

© 2019   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço