O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Produtos Naturais

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Aipo (Apium graveolens L.) - Um grande depurativo e tonificante

O aipo é ingrediente essencial em todos os caldos e receitas depurativas, juntamente com a cebola, a urtiga, a couve e o limão. O óleo extraído das sementes e da raiz tem fama de ser afrodisíaco.

Propriedades e Indicações:

Toda a planta contém um óleo essencial que actua sobre os rins, glicoquininas, um glicósico (apiina) cumarina e oleorresina, além de substâncias nitrogenadas e vitaminas B e C. Eis as suas propriedades: *Diurético e depurativo: Favorece a eliminação de urina e, com ela, de resíduos tóxicos do metabolismo, como a ureia e o ácido úrico. Diz Font Quer que "faz urinar o mais renitente". É recomendado aos que sofram de algum grau de eficiência renal, gota ou artritismo, assim como no caso de litíase urinária (pedras no rim) (1,2,3,4). Além disso, é ligeiramente febrífugo.

*Aperitivo e tonificante: Comunica uma sensação de bem-estar e vitalidade. O sumo de aipo é muito útil como tonificante geral e remineralizante, associado a sumo de tomate, cenoura e limão (5). Recomendável para os que sofram de esgotamento ou depressão nervosa.

Precauções: As grávidas devem evitar o aipo, já que pode provocar contracções uterinas.

Preparação e Emprego

Uso interno 1-Saladas: As folhas e os caules comem-se crus juntamente com outras verduras e hortaliças, também cruas.

2-Caldo: O aipo e a cebola juntos são componentes fundamentais de todo o tipo de caldos depurativos, os quais se preparam fervendo-os com diversas verduras e hortaliças.

3-Infusão com 5-10 g de frutos por chávena de água. Toma-se uma chávena depois de cada refeição.

4-Decocção com 40 g de raiz por litro de água. Ingerem-se 2 a 3 chávenas por dia.

5-Sumo fresco das folhas e dos caules, obtido em liquidificadora. Os seus efeitos diuréticos e depurativos ficam reforçados misturando-o com sumo de limão.

Outros nomes: aipo-bravo, aipo-silvestre, aipo-hortense, aipo-dos-charcos, aipo-doce, salsa-do-monte. Brasil: aipo-do-rio-grande. Esp.: apio, panul, palustre, apio comum, apio de huerta, apio acuático, apio bravío. Fr.: céleri. Ing.: celery.

Habitat: O silvestre é próprio dos terrenos salitrosos das costas da Europa. Cultivado em todo o mundo.

Descrição: Planta bienal da família das Umbelíferas, que atinge de 30 a 90 cm de altura. É facilmente reconhecido pelo seu caule erecto e canelado, pelas folhas de cor verde-escura e pelo seu peculiar aroma.

Partes utilizadas: as folhas, a raiz e os frutos.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2, de Jorge D. Pamplona Roger

Publicado originalmente no blog

Exibições: 3

© 2017   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço