O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Produtos Naturais

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Piteira (Agave americana L.) - Depurativo e diurético

Conhecem-se mais de 150 espécies de piteira ou agave, muito semelhantes no aspecto e nas propriedades que apresentam, repartidas pelo México e por toda a América Central, que eram empregadas pelos antigos Astecas com fins medicinais. Foram introduzidas na Península no século XVI, e espalharam-se rapidamente pela costa mediterrânica. Da piteira e espécies similares, obtém- se uma fibra com a qual se fabricam cordas. As folhas carnudas de algumas espécies que se criam no México produzem uma seiva ou suco açucarado, ali chamada 'aguamiel', a partir da qual se preparam diversas bebidas alcoólicas muito tóxicas devido ao seu elevado grau alcoólico, algumas das quais conhecidas por 'pulque', 'mezcal' e 'tequila'.

Propriedades e Indicações:

Todas as plantas do género Agave contêm glicósidos esteróides, entre os quais se destaca a hecogenina, assim como saponinas. A eles se deve o efeito diurético e depurativo que a raiz e as folhas exercem sobre o sangue, pelo que se usam com bons resultados em caso de edemas e retenção de líquidos (1). No México e nos países da América Central, o agave usa-se tradicionalmente em doenças infecciosas, em transtornos digestivos e em casos de icterícia ou de hepatite. Exteriormente, o sumo ou seiva que mana do caule é vulnerário e cicatrizante. Aplica-se em compressas sobre contusões e feridas da pele (2).

Preparação e Emprego

Uso interno

1-Infusão com 30 g de raiz ou de folhas secas trituradas num litro de água, de que se bebem 3 ou 4 chávenas por dia, adoçadas com mel.

Uso externo

2-Compressas com o sumo ou seiva das folhas, que se aplicam sobre a zona da pele afectada.

Outros nomes: agave, pita. Esp.: agave, [pita] maguey, pita [americana], pitera, mezcal, henequén, cabuya, cocuiza, calamaco. Fr.: agave [d'Amérique]. Ing.: agave, century plant.

Habitat: Planta originária da América Central, própria dos terrenos altos e semiáridos. Extensamente cultivada no vale de Oaxaca (México). Encontra-se naturalizada nos países mediterrâneos, especialmente em parques e jardins.

Descrição: Planta da família das Amarilidáceas, que se destaca pelas suas grandes folhas basais (de um metro ou mais de comprimento), carnudas, terminadas em ponta, e com os bordos espinhosos. As flores reúnem-se num caule central de até 6 m de altura.

Partes utilizadas: a raiz, as folhas e a seiva.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.2,  de Jorge D. Pamplona Roger

Publicado originalmente no blog.

Exibições: 5

© 2017   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço