O Ativista da nova era é uma comunidade de homens e mulheres de todas as raças e credos que em primeiro lugar querem melhorar suas vidas.

Badge

Carregando...

Produtos Naturais

Membros

"A CIÊNCIA PARA FICAR RICO"

Para aceder ao livro "A Ciência para Ficar Rico" clique na imagem.

Dê uma oportunidade a si mesmo. Leia o Livro e dê um novo Rumo à sua Vida.

Publicidade!

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Música

Carregando...

Alcaravia (Carum carvi L.) - Combate os gases digestivos

O nome desta planta tem ressonâncias arábicas, que nos levam a imaginar os exóticos e suculentos pratos orientais. A alcaravia é originária dos países do Mediterrâneo Oriental. Usa-se como condimento desde tempos muito remotos. O pão, as hortaliças, os queijos, os pastéis, e uma infinidade de pratos e molhos, são beneficiados com o seu aroma.

Propriedades e Indicações:

Na composição desta planta, do mesmo modo que na de outras umbelíferas similares, como o anis e o funcho, destacam-se sobretudo as essências. A mais abundante delas é a carvona, responsável pelo grande efeito carminativo (antiflatulento) dos seus pequenos frutos. "Resolve as ventosidades do estômago”, dizia dela Andrés de Laguna, ilustre médico e botânico do século XVI. E certamente a alcaravia é uma das plantas com maior efeito carminativo. Daí o ser indicada nos casos em que haja excesso de gases:

- aerofagia: deglutição de ar seguida de arrotos;

- aerogastria: dilatação do estômago por gases;

- aerocolia: excesso de gases no intestino;

- aero...

Faz desaparecer os flatos, e acalma os espasmos e convulsões intestinais (1,2). É portanto de grande utilidade para os bebés com excesso de gases, que a podem tomar juntamente com o leite (3).

A alcaravia também é eupéptica (facilita a digestão), ligeiramente diurética, e ajuda a secreção láctea das mulheres que amamentam (1,2).

Condimento

Triturada em toda a espécie de pratos, acompanha especialmente bem as saladas e as hortaliças flatulentas, como as couves.

Preparação e emprego

Uso interno

1-Infusão: Meia colher (de sobremesa) de frutos, por cada chávena de água. Toma-se uma chávena depois de cada refeição.

2-Essência: Até 3 gotas, três vezes ao dia. Aos lactentes dá-se uma ou duas gotas dissolvidas num pouco de água açucarada, duas ou três vezes ao dia.

3-Com o leite: Ao leite ou à água do preparado lácteo (fórmula láctea) dos bebés, junta-se meia colher (de sobremesa) de frutos, por litro. Ferve-se e coa-se.

Outros nomes : alcarovia, alco rovia, cherivia, alchirovia, cominho-dos-prados, carvi. Esp.: alcaravea, carvia, carui, carvi-comino, comino de prado, hinojo de prado. Fr.: cumin [des près], carvi. Ing.: caraway.

Habitat: Comum nos prados e pastagens de regiões montanhosas, embora também se cultive. Encontra-se por toda a Europa e na metade norte do continente americano, se bem que o seu uso se tenha estendido a todo o mundo.

Descrição: Planta bienal, de 20 a 60 cm de altura, pertencente à família das Umbelíferas. As folhas são escassas e finas; as flores, pequenas e agrupadas em umbelas. Os frutos são pequenos mas muito aromáticos.

Partes utilizadas: os frutos.

Fonte: A Saúde pelas Plantas Medicinais, Vol.1, de Jorge D. Pamplona Roger

Exibições: 3

© 2017   Criado por Antonio Teixeira Fernandes.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço